domingo, 4 de novembro de 2007

PARAPSICOLOGIA


A parapsicologia é o estudo de certos fenómenos psíquicos de origem supostamente sobrenatural e associados à experiência humana.
A parapsicologia relaciona estes fenómenos de forma objectiva e subjectiva, podendo-se chamar a estes fenómenos de "anómalos" pois são fenómenos que são difíceis de explicar (ainda) pela ciência tradicional.
OBJECTIVOS: conseguir explicar estes fenómenos de uma forma científica.
De seguida alguns exmplos que são alvos de estudo da parapsicologia:


PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL: a parapsicologia estuda a hipótese de haver comunicação ou obtenção de informação sem ser preciso a utilização dos sentidos humanos conhecidos e são exemplos:


- Telepatia: vem do grego "tele" (distância) "phateia" /sentir ou sentimento, é a habilidade de capatar informação através dos pensamentos , sentimentos ou actividades de uma outra pessoa ( um óptimo método de desenvolver a telepatia, é através dos cartões Zener);


-Clarividência: capacidade de percepção para além do normal, enquanto habitulamente se vê apenas o mundo físico há quem também consiga ver o mundo espiritual, ou ver pessoas, momentos, acções, objectos, etc... que não estejam presentes naquele momento, naquele mundo físico. O que difere da telepatia é que enquanto que com a telepatia nós adquirimos informação através de pensamentos, sentimentos ou actividades, a clarividência adquire essa informação através de objectos ou do que está a ver. Não pensem que se existe mesmo a clarividência, então estamos a pôr em causa o conceito de livre-arbítrio... não porque a clarividência pode ser um meio de aviso e por isso nós ao sabermos do que vai acontecer podemos alterar isso, e assim temos à mesma o nosso livre-arbítrio. Existe também a visão remota, é o mesmo que a clarividência, apenas usa objecto de suporte, como a bola de cristal. Não é a bola que a adivinha, apenas serve de suporte para nos mostrar as imagens do nosso subconsciente.


-Precognição: percepção de um acontecimento futuro antes dele acontecer.

- Retrognição: lembrança de lugares, factos, pessoas, etc.... vindas de experiências passadas, ou de períodos entre vidas. Pode ser espontâneo ou induzido através de diferentes tipos de regressão.

- Psicocinésia, Psicocinése/ Telecinésia, Telecinético, Telecinése: a parapsicologia estuda a hipótese de haver acção humana, sem ser preciso a utilização da força física. É capacidade de mover fisicamente um objecto através da força psíquica/mental, podendo fazer esse objecto levitar, mover-se ou ser abalado

-Viagem astral/ desdobramento / Projecção da consciência: dezenas de nomes são atribuidos a este fenómeno (principalmente os médicos que dão muitos nomes) mas estes são os mais conhecidos. São experiências fora do corpo do qual o indivíduo pode ou não estar consciente de que está fora do seu corpo. Existem vários tipos de desdobramentos, e são:

  • Projecção a tempo real: o projector conseguiria sair do seu corpo físico e vivenciar coisas que estão a acontecer no presente;

  • Projeção involuntária: acontece muito às pessoas que se inserem dentro dos seus sonhos sem terem esse desejo;

  • Experiência de quase morte: é o que acontece quando as pessoas estão em coma, em que o espírito ainda ligado ao corpo através do perispírito consegue flutuar em cima do corpo ou ir para outros ambientes.

  • Projecção voluntária: quando o desdobramento acontece por vontade do projector, ou seja, através da meditação, o projector consegue sair do seu corpo físico. Com o desdobramento podemos ir a sítios que nunca fomos (como por exmplo Paris, ou outro sítio, no entanto, quanto mais longe for o sítio ou ambiente destinado mais difícil é e mais concentração, treino e meditação são precisos.

Sintomas projectivos:

  1. Balllonnement: sensação de abaloamento, flutuação;

  2. Catalepsia projectiva: espécie de paralesia astral (o espirito não quer voltar ao corpo, fica parado no infinito) coisa que acontece muito geralmente com iniciantes desta prática);

  3. Estado vibracional: sensação de estado vibracional interior;

  4. Oscilação astral: espécie de flutuação física;

  5. Ruídos intracranianos: barulhos que podem acontecer dentro da vossa cabeça, no momento do espírito começar a sua viagem astral.

Ha vários níveis de lucidez quando se pratica o desdobramento, e são:


-Projecção inconsciente: é o que acontece com a maioria das pessoas, enquanto dorme, são os chamados de sonhos;

-Projeção semiconsciente: são os chamados "sonhos lúcidos", ou o "sonhar acordado";

-Projeção consciente: o projector tem total consciência do que esta a fazer e para onde está a ir astralmente. São raros os casos de projecção cosciente, por serem precisos muito treino e meditação.


Um caso muito curioso é quando nós, no meio de um sonho, de repente sentimos que caímos e fazemos mesmo o gesto da queda, isso é um sinal de que estavámos a ter uma viagem astral e que voltámos dela abruptamente (outras vezes pode ser considerado o trauma do nascimento da criança).

Se quiserem começarem a fazer desdobramentos voluntários, comecem pelo seguinte:

Deitem-se confortáveis de olhos abertos e comecem a pensar que querem fazer uma viagem astral, depois passado um pouco de terem isso consciente na vossa cabeça, pensem que vão começar a sai do vosso corpo aos poucos, sem pressa, que têm todo o tempo do mundo, que vão começar a vibrar interiormente, que vão flutuar exteriormente e comecem a sentir um sensação estranha de abalar, que estão a abalar para algum lado, quando começarem sa sentirem-se vazios, já sem nada por dentro comecem a pensar para onde querem ir, mas sejam rápidos (portanto convém terem já decidido para onde vão antes de começarem com a viagem), depois vejam-se a caminhar para la chegar (se for para sítos distantes, mais vale começarem por pensar que estão a pegar num carro, que estão a abrir um carro, que estão a sentar-se no carro, etc.. portanto, como se tivessem mesmo fisicamente a ir conduzir um) quando lá chegarem tentem fazer o que quiserem ver se é onde queiram ir. Quando já quiserem voltar devagar, vejam-se a recuar , a pensar que estão a voltar ao corpo, quando tiverem voltado, pensem que já estão no vosso corpo, e fiquem ali um pouco quietos a encararem de novo a realidade. E pronto já está. parece fácil mas é necessário muito empenho. Se por ventura ficaram presos e não são capazes de regressar tenham calma, tentem ver onde está o "nó" e comecem a pensar de onde são, onde está o vosso corpo, onde fiquou, por quis fazer, isto, etc..

PREMONIÇÃO: uma premonição, é por norma um aviso, uma advertência (normalmente com uma conotação negativa) e, que na maioria dos casos acontecem em sonhos. Além dos sonhos, também podemos receber estas premonições através da mediunidade individual, ou seja, um experiência mediúnica individual em que nós entramos numa quarta dimensão do mundo, uma dimensão intemporal e imaterial.


Psocometria: vem do grego "psyké" (mente) e "metron" (medida, ou medição), ou seja, é a capacidade de um indivíduo em saber o passado, presente e quem sabe o futuro, através apenas de um objecto que pertença à pessoa que está a ser analisada.


MATERIALIZAÇÃO: de acordo com a doutrina espírita, é um fenómeno mediúnico do qual o espírito desencarnado ou um outro objecto qualquer, que não venha do mundo físico, consiga-se tornar vísivel. para que aconteça essa manifestação de acontecimentos físicos, o espírito desencarnado ou o objetco materialize o seu perispírito é necessário o uso de algo que nós expelimos (principalmente os médiuns) que se chama ectoplasma (substância hipotética, semi-material, sensível a determinados impulsos que sai do corpo de alguns médiuns, exteriorizando-se e configurando-se em corpos/formas distintas daquelas por onde saiu quando o médium estava em transe, tendo uma tonalidade branca, parecendo parafina, sendo o espírito que está em contacto com o médium que modela o plasma do médium).


PSICOFONIA: segundo a doutrina espírita, é o fenómeno de um espírto comunicar através da vóz do médium. Há dois tipos de psicofonia:

  • consciente: quando o médium afirma que percebeu mentalmente tudo o que o espírito disse, através do seu sitema fonador, ou seja, o médium afirma que ouviu o espírito;


  • inconsciente, ou sonambúlica: o médium afirma que não ouviu o que o espírito disse, tendo o espírito aproveitado-se do estado inconsciente do médium para usar o seu sistema fonador (este tipo é denominado também por Ecolalia).

PSICOGRAFIA: capacidade atribuida a certos médiuns de escrever mensagens ditadas pelos espíritos. Existem três tipos de psicografia:



  1. consciente: o médium tem consciência do que está a escrever, escrevendo com a sua letra, e podendo modificar, omitir ou estraviar as mensagens ditadas;

  2. semi-mecânico: o médium até pode ter consciência do que está a fazer, mas é incapaz de influenciar o texto, pode ou não ser com a sua letra. Ele não tem domínio sobre as suas mãos.

  3. mecânico: o médium, nem se apercebe do que faz, nem tem domínio sobre o que escreve, não consegue influenciar o texto e a letra é a do espírto.

CIRUrGIA ESPIRITUAL: o médium através do espírito que recebeu faz cirurgias para a reabilitação do enfermo.


LEVITAÇÃO: acto ou efeito de levitar. o indivíduo tem a capacidade de fazer levitar coisas, ou a si mesmo. isto só é possível através de muito treino, "gastando" muitas horas a praticar até atingir a paz interior perfeita e necessária.


VIA OmNÍRICA: interpretação de sonhos.


RADIESTESIA/RABDOMÂNCIA: meio de adivinhar, aconselhar, através de um pêndulo, caseiro (feito por nós, uma linha preta, presa numa agulha, com uma bola de alumínio no bico da agulha) ou comprando numa loja. Façamos uma questão ao pêndulo de sim ou nao, e o pêndulo responde (se rodar pra esquerda diz não, para direita diz sim, se rodar em diagonal ou noutro sentido é porque a questão não está bem feita, ou porque nao pode responder a essa questão) o pêndulo é mais um meio de desenvolver a intuição do que propriamente um meio de adivnhção, no entanto, descobrimos uma maneira de o pêndulo nunca errar, pedir aos espíritos da luz que nos guiem e que nos digam toda a verdade, mas antes de começarem peçam se podem fazer isso, e antes de saírem peçam se podem sair, se não poderem, não é um castigo, mas sim é porque é melhor fazer mais questões. Serve também para encontar nascentes subterrâneas, falar com os espíritos, encontar coisas e pessoas perdidas, etc... mil e uma coisas.

2 Comments:

Anónimo said...

ojoe mensingwerum invision edvins suggest licensors nurtured randomized such decrease engaging
semelokertes marchimundui

Anónimo said...

Yes! Fіnally ѕοmething abοut objectos.



Here is my webρage - www.bmu.fr